Castanheiras Sustentável

Castanheiras Sustentável é o projeto ambiental da nossa escola. Buscando a sustentabilidade, como o nome mesmo diz, começamos um trabalho de procura por alternativas de um viver e um conviver mais harmônicos e responsáveis com o nosso ambiente, em especial na busca por soluções para a utilização de seus recursos naturais.

Para nos assessorar nessa tarefa, contatamos a equipe da “Menos lixo – Projetos e Educação em Resíduos Sólidos”, que realizou o mapeamento dos resíduos gerados diariamente em nossa comunidade escolar e nos apresentou propostas e recomendações para a implementação de um “Programa de minimização e destinação responsável de resíduos da Escola Castanheiras”.

No âmbito do “Programa Castanheiras Sustentável”, a escola está revitalizando, neste ano, seu sistema de coleta seletiva de resíduos. Todas as salas de aula, laboratórios, ateliers e salas administrativas agora têm cestos diferenciados para o descarte de RECICLÁVEIS e NÃO RECICLÁVEIS. Os resíduos recicláveis são retirados semanalmente e doados à “Associação Vila Esperança de Materiais Recicláveis - AVEMARE”.

Já reduzimos significativamente a produção de resíduos na escola pela instalação de bebedouros, dispensando a utilização dos copos descartáveis, bem como pela aquisição de uma máquina lava-louças industrial (extinguindo assim o uso de descartáveis nas refeições).

Mas nossa proposta pedagógica vai além de buscar alternativas adequadas para a destinação do lixo. Queremos, acima de tudo, envolver nossos alunos em discussões e projetos relacionados à temática ambiental e convidar nossa comunidade para refletir e discutir sobre nossos hábitos de consumo, sobre o desperdício. É esperado que as crianças passem a perguntar mais sobre o que e por que certas coisas são compradas ou usadas em casa. Esse será um resultado muito desejável do nosso trabalho educativo.

Castanheiras +