HISTÓRIA

A Comissão de Pais da Escola Castanheiras foi criada em 2008 a partir do movimento de alguns pais que sentiram necessidade de ter uma participação mais efetiva na comunidade escolar.
A participação da Comissão está vinculada às atividades educacionais, culturais e sociais, sem interferência no projeto pedagógico da Escola. Ao longo de todos esses anos, trabalhou em conjunto com a Escola, aproximando a comunidade e gerando uma maior integração entre alunos e pais. O trabalho é voluntário, sem fins lucrativos.

FÓRUM DE PAIS

A Comissão, junto com a Escola, escolhe temas relevantes para a vida. É uma iniciativa que gera oportunidades de reflexão sobre a educação dos filhos e os diversos desafios encontrados no mundo contemporâneo.
O Fórum de Pais acontece em eventos ao longo do ano, com encontros e palestras ministrados por diversos profissionais, educadores e palestrantes. Em 2018, um dos temas escolhidos foi “ESCUTAR, SENTIR E TRANSFORMAR”, e estiveram presentes os palestrantes Christian Duncan, psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo e a pedagoga Débora Vaz.

PROJETOS SOCIAIS

A Escola, em conjunto com a Comissão, elegeu alguns projetos sociais paralelos, tais como o Bingo da Festa Junina, os Brechós, Almoços e os Chás Beneficentes, que vêm, ao longo de todos esses anos beneficiando entidades da região, como o núcleo Helena Antunes e a Associação Santa Teresinha.

NÚCLEO HELENA ANTUNES

O Núcleo Educativo Terapêutico Helena Antunes é um centro de convivência e aprendizagem que atende crianças e jovens com deficiências múltiplas, físicas e mentais.

O trabalho da Comissão no Núcleo começou no ano de 2009 com a reforma e adequação do espaço externo da casa. Em 2010, a Comissão deu início às obras internas, proporcionando às crianças espaçosde convivência, como salas de terapia, de fisioterapia, computação e música, biblioteca, sala de artes e de judô. Além das obras de reforma no Núcleo, a Comissão pôde promover algumas festas, com o Dia das Crianças e o Natal, que encheram de alegria o coração de todos. Em 2012, a Comissão iniciou o maior e mais ousado desafio: a construção da piscina.

Foi uma grande e trabalhosa obra que proporcionou a todos os alunos com aulas de hidroterapia dentro da própria escola, num espaço adequado, em uma piscina climatizada e coberta que atende todas as regras e normas exigidas para o seu funcionamento. Em 2018 já realizamos reforma dos toldos, do telhado, calhas, troca de extintores, fechaduras e maçanetas da casa, bem como manutenção das câmeras de segurança, dentre outros itens.

Em dezembro, houve ainda a festa de Natal com a presença dos alunos e seus familiares, e, claro, do Papai Noel com presentes e brincadeiras. Tudo isso só foi possível com o apoio da Escola, da Comissão e dos pais que tanto ajudaram a realizar esses sonhos.
Para saber mais, acesse: www.nucleoespecial.com.br ou ligue: (11) 4154-1413.

PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE

A Comissão coordena projetos fundamentados no conceito de sustentabilidade, por meio dos quais busca diminuir o consumismo e promover economia financeira, ao mesmo tempo em que ajuda uma entidade.

PROJETO BANCA
DE UNIFORMES
USADOS

Este projeto foi organizado por vários anos. A Comissão realizava uma “banca de trocas” com doações de uniformes usados e em bom estado. Nela, os pais podiam “comprar” esses uniformes usados “pagando” com itens de higiene predefinidos, que eram entregues a uma entidade.

Neste próximo ano, em virtude da Escola ter mudado as regras quanto à obrigatoriedade do uso do uniforme, a Comissão resolveu descontinuar o projeto.

PROJETO BANCA DE MATERIAL PARADIDÁTICO USADO

Este projeto surgiu para atender a uma solicitação antiga de muitos pais e envolve todos os livros de leitura, pastas e fichários que puderem ser reaproveitados por alunos mais novos.
Para que possamos ajudar também a comunidade carente da nossa região, essa troca acontece no mesmo formato do projeto Troca de Uniformes. No final do ano letivo é recebido todo o material paradidático em bom estado; depois, no início do ano calendário, é organizada a “Troca Solidária“, na qual esse material é adquirido através da troca de itens de necessidades básicas, entregues a uma entidade.

PROJETO
CARONA

Tem o objetivo de reduzir o número de carros nas ruas, diminuindo assim a emissão de CO2 (o grande vilão do aquecimento global), proporcionando aos pais economia de dinheiro e ganho de tempo.

Participar desse combinado é muito simples: basta deixar dados pessoais no mural da Comissão e verificar se seu vizinho já apareceu. Assim, vocês poderão entrar em contato e combinar as caronas!

FEIRA DE
ORGÂNICOS

Toda terça e quinta é dia de feira na Castanheiras! O Sítio Baruc, localizado em Caucaia do Alto, desde o início de 2012 fornece alimentos fresquinhos e saudáveis. Aproveitem e tragam suas sacolas retornáveis. O proprietário da empresa Baruc, Sr. Robson, entre uma venda e outra, fala do cuidado com os produtos, que vai além da simples comercialização: “É importante que as pessoas saibam o que é um alimento orgânico, hidropônico ou convencional e suas diversas formas de preparo”. Experiente na venda desses produtos também em outras escolas, o agricultor elogiou a iniciativa da Castanheiras e sugere à freguesia receitas saborosas e nutritivas que ajudam a fazer a cabeça da criançada. Além disso, ele também informa sobre o aproveitamento dos valores nutritivos dos alimentos na cocção. A banca funciona das 7h às 14h, todas as terças e quintas-feiras, no pátio da entrada.

PROJETO CIRCULANDO LIVROS

O objetivo principal deste projeto é circular livros por nossa comunidade (pais, professores, funcionários, motoristas, babás, entre outros) mantendo um acervo de livros na entrada da Escola, para que todos possam viver momentos de leitura, seja enquanto aguardam a saída das crianças, habitam o território da Escola, ou retirando livros para leitura em casa e posterior devolução. Qualquer um pode contribuir com a doação de um livro em bom estado de conservação! Os livros ficam expostos em prateleiras logo na entrada da Escola. Basta escolher um bom título e mergulhar no mundo da imaginação.

RAPUNZEL SOLIDÁRIA

Trouxemos para a Castanheiras o projeto Rapunzel Solidária!
Trata-se de uma Organização sem Fins Econômicos, composta por voluntários, que recebe doação de cabelos de todos os lugares do Brasil e do mundo, e os transformam em lindas perucas que levam amor, esperança e sorrisos para crianças, jovens e adultos que estão em tratamento contra o câncer e outras doenças que causam perda de cabelos.
Em parceria com a Escola, foi montado um ponto de doação na Castanheiras, com a presença de cabelereiros profissionais da região que mediram e cortaram os cabelos de alunos, professores, pais e mães da comunidade. O projeto foi um sucesso, com 51 cortes realizados e o envolvimento entusiasmado de nossos alunos.