História

A Escola Castanheiras, de Ensino Fundamental desde 2005 e também de Ensino Médio a partir de 2012, iniciou seu projeto pedagógico com uma proposta inovadora em educação e a cada ano amplia de maneira sólida seu compromisso com a cultura, a ciência e a sociedade.

Completada pela tradição das famílias que compõem o Grupo Tamboré,envolvidas há várias gerações com o pioneirismo no investimento em sólidas instituições de educação, a Escola, em todas as áreas do conhecimento e em todas as escolhas metodológicas, busca incorporar experiências práticas facilitando a compreensão dos alunos nas diferentes posições éticas e morais.

Corpo Docente

Na Escola Castanheiras, o educador é mediador de processos de aprendizagem e precisa estar constantemente atualizado e alinhado com a demanda diária de conhecimentos didático-pedagógicos.

O corpo docente da Escola Castanheiras se diferencia primeiramente pelos critérios do processo de seleção, que leva em consideração a experiência profissional dos professores no segmento, sua formação em espaços profissionais diversificados, seu empenho na formação autônoma, seu repertório cultural de boa qualidade (leitura, cinema, teatro, arte, etc.) e sua disponibilidade para participar do sistema de formação continuada oferecido pela Escola, que prevê encontros semanais com a equipe de coordenação e reuniões com os assessores pedagógicos. Desde 2009 a Escola Castanheiras criou o Centro de Estudos e Capacitação - CECA -, que permite a avaliação e a divulgação contínuas do trabalho realizado, além da socialização permanente de nossas fontes de formação por meio de ações de capacitação internas e externas (cursos e seminários abertos a profissionais de outras instituições).

Compromisso com a Educação

Para reafirmar sua função social na formação de sujeitos capazes de exercer sua cidadania de forma consciente, crítica e localizada em seu tempo e lugar, a Escola Castanheiras conta com a parceria das famílias na validação dos trabalhos realizados. Assim, possibilita e amplia a percepção e os referenciais que as famílias têm sobre a coletividade e o entorno no qual está inserida.

Escola