EVENTOS

Eventos e encontros para toda a família e comunidade! Resgate da cultura popular brasileira, ampliação da Escola com o esporte, encontros para maior convívio entre escola, família e alunos e eventos anuais e semestrais para discussão de temas relevantes e da atualidade.

PALESTRAS NA ESCOLA

Uma Escola aberta a toda a comunidade promove encontros epalestras com temas da atualidade para nossos alunos e pais, além de cursos e bate-papo com formadores e palestrantes com especialistas da área da educação para famílias, educadores e escolas parceiras.

Clóvis de Barros Filho, Mário Sergio Cortella,Paula Sibília, Yara Sayão, Rosely Sayão, Contardo Calligaris, são alguns dos palestrantes que já trouxeram suas perspectivaspara o diálogo com a comunidade. Acreditando que a Escola é ambiente de aprendizagem coletiva, a Castanheiras, teve o privilégio de dialogar com escritores, filósofos, atores, psicólogos, educadores e vários intelectuais: Ariano Suassuna, Roseana Murray, Ignácio de Loyola Brandão, Gilberto Dimenstein, João Carlos Martins, Milton Hatoum, Ilo Krugli, Charles Hadji, Luis Felipe Pondé, e Ricardo Azevedo (patrono da nossa Biblioteca), foram algumas das personalidades quejá ampliaram nossas salas de aula com suas presenças.

CLUBE DE LEITURA

O Clube de Leitura reafirma duas crenças da Escola: que a leitura engrandece nossas possiblidades de ver o mundo e que compartilhá-la é uma das formas mais eficazes de torná-la transformadora para todos! Os leitores participantes podem refletir, contrapor ou complementar suas leituras e impressões às de outros leitores da comunidade.

SÁBADO ESPORTIVO

O Sábado Esportivo é um evento em que a escola se organiza para explicitar as concepções do currículo da Educação Física por meio de vivências que já se tornaram uma marca da nossa Cultura. As equipes compostas por alunos dos diferentes segmentos da Escola jogam corrida pô, limpa casa, corrida de revezamento, bolão, pique-bandeira, dodgeball e cabo de guerra. Os alunos organizam e expõem seus gritos de guerra, fazem os deslocamentos pela Escola de maneira organizada, torcem, vibram com as realizações individuais e coletivas, buscam superar dificuldades físicas e psicológicas, interagem na equipe e com as equipes adversárias, criando um ambiente lúdico e educativo.

ENCONTRO DE LEITORES

Anualmente a Escola Castanheiras promove uma festa literária. A cada ano, um tema e homenageados diferentes são escolhidos, e cabe à equipe pedagógica organizar e mediar o diálogo desses escritores com os alunos. A Biblioteca da Escola, como responsável principal pelo evento, realiza inúmeras atividades e ações em torno do tema escolhido. Essa festa, a que chamamos de Encontro de Leitores, envolve toda a comunidade escolar: alunos, pais, amigos, professores e funcionários. E, além de ser uma grande celebração da leitura, é também um espaço de efervescência cultural. As artes, em comunhão com a leitura e as diferentes áreas do conhecimento, tecem uma trama ricamente ornada de saberes eruditos e populares, novos e ancestrais. E aí cabem as danças, a música, os saraus, os contadores de histórias, os ateliês, o teatro. O Encontro de Leitores é também um espaço apropriado para compartilharmos nossos fazeres cotidianos e nossas produções literárias. Ele é vitrine democrática: escritores importantes são homenageados, escritores nascentes são apresentados e leitores se multiplicam.

FESTA JUNINA

Uma festa brasileira! Temos uma tradição de contar com a contribuição e a parceria de folcloristas, especialistas em cultura brasileira, e com a de todos os educadores e profissionais de nossa Escola para produzir, a cada ano, momentos de convívio e festejos em um ambiente que comunique – desde as escolhas das danças, das brincadeiras, dos adornos até as músicas – nosso compromisso de resgatar a rica cultura dos eventos juninos.

ENCONTRO DE ARTE E CIÊNCIA

A atividade tem a finalidade de compartilhar com a comunidade a produção dos alunos das mais diversas áreas do conhecimento. Nos últimos anos temos realizado mostras coletivas ou ainda encontros por série e ou sala. É nesse evento que a Escola recupera o sentido das exposições, dos seminários, das feiras e apresentações em geral, nos quais nossos alunos e alunas se preparam para situações de fala planejada e momentos coletivos, nos quais expomos os motivos de nossas escolhas e colhemos os frutos do trabalho realizado.

SEMINÁRIO DA
JUVENTURE

O Seminário da Juventude é um evento anual do Ensino Médio da Escola Castanheiras em que os alunos têm a oportunidade de discutir temas relevantes a uma compreensão mais ampla da contemporaneidade. Para isso, convidamos escolas parceiras a trazerem seus alunos, participarem das discussões e ampliarem as visões de mundo e mesmo a diversidade cultural, social e racial.

FESTIVAL DE MÚSICA

O Festival de Música é um convite à ampliação de repertórios musicais e sonoros. Um estímulo ao aluno da comunidade Castanheiras a se inscrever e apresentar suas composições e interpretações musicais.

Convidamos alunos, pais e educadores Castanheiras a tocarem seus instrumentos, apresentarem suas músicas e composições, e interpretarem suas músicas e canções em um dia de muita alegria e prestigio.