Encontro de Leitores

Anualmente a Escola Castanheiras promove uma festa literária. A cada ano um diferente tema e diferentes homenageados são escolhidos, e cabe à equipe pedagógica organizar e mediar o diálogo desses escritores com os alunos. A biblioteca da Escola, como responsável principal pelo evento, realiza inúmeras atividades e ações em torno do tema escolhido. Essa festa, que chamamos de Encontro de Leitores, envolve toda a comunidade escolar: alunos, pais, amigos, professores e funcionários. E, além de ser uma grande celebração da leitura, é também um espaço de efervescência cultural. As artes, em comunhão com a leitura e as diferentes áreas do conhecimento, tecem uma trama ricamente ornada de saberes eruditos e populares, novos e ancestrais. E aí cabem as danças, a música, os saraus, os contadores de histórias, os ateliês, o teatro.

O Encontro de Leitores é pensado também como uma estratégia de formação permanente. Para isso, estamos sempre retomando o percurso histórico dos anos anteriores, fazendo a manutenção do patrimônio imaterial adquirido, valendo-nos de todas as oportunidades possíveis no calendário cultural da Escola ou mesmo em nossos planos curriculares.

Nesse Encontro nós lemos, estudamos, aprendemos, pensamos, refletimos, comparamos, descobrimos e mudamos. Ampliamos nossa visão de mundo e somos capazes de perceber e valorizar a diversidade.

O Encontro de Leitores é também um espaço apropriado para compartilharmos nossos fazeres cotidianos e nossas produções literárias. Ele é vitrine democrática: escritores importantes são homenageados, escritores nascentes são apresentados e leitores se multiplicam.

Eventos