Para isso, nosso currículo não se limita ao ensino de línguas exigido por lei. Desde o início do Ensino Fundamental I, os alunos têm acesso a uma carga horária estendida em Inglês com o objetivo de construir os pré-requisitos necessários para que, no Ensino Médio, possam participar do programa IB, International Baccalaureate. Trata-se de um programa de alta exigência acadêmica, presente em aproximadamente 150 países. A Escola Castanheiras é uma das 3.000 escolas IB no mundo, reconhecidas pelo rigor acadêmico na formação crítica de seus alunos e pelo incentivo à iniciação científica e pelo exercício do protagonismo social.

ENSINO FUNDAMENTAL I

Do 1º ao 5º ano, os alunos vivenciam os primeiros contatos com a Língua Inglesa. O currículo regular oferece o dobro da carga horária exigida por lei: são 200 minutos semanais, divididos em quatro aulas de 50 minutos. Nessa etapa da escolaridade, o programa da Castanheiras orienta-se pelo desenvolvimento de letramentos amplos, considerando as quatro habilidades: compreensão oral, fala, escrita e leitura. O principal foco do currículo é o desenvolvimento de competências e habilidades, entendendo que a aprendizagem da língua faz mais sentido quando em contextos reais de uso, tanto cotidianos como acadêmicosOs conhecimentos gramaticais aqui são tratados como apoio à boa comunicação e não como objetivos de aprendizagem isolados. Aproveitamos também para colocar os alunos em contato com conhecimentos de outras áreas em inglês também, como matemática e ciências.
Além das aulas do currículo regular, a Castanheiras oferece também aulas de inglês no currículo complementar com o Programa Fluency. Visando ampliar e intensificar as oportunidades de aprendizagem de inglês, o programa é desenvolvido por meio de projetos pedagógicos diversificados que envolvem as crianças em situações desafiadoras e divertidas por meio de atividades de culinária, teatro, música, artes plásticas, experiências científicas, jogos de raciocínio lógico etc.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Aqui as experiências com as línguas adicionais se ampliam. Os alunos continuam na trajetória de desenvolvimento da Língua Inglesa, com 4 aulas semanais, e também iniciam o contato com outra língua adicional: o Espanhol, com 3 aulas semanais. Organizado em projetos semestrais, o currículo de inglês se organiza em duas frentes: a frente de atividades sociais, na qual a língua é trabalhada e utilizada em diversos contextos de uso, tanto cotidianos como acadêmicos e/ou jornalísticos, e a frente de projetos multidisciplinares, na qual a leitura de textos acadêmicos, jornalísticos e literários dispara a elaboração de produtos que relacionam os usos da língua a conhecimentos de outras áreas. As aprendizagens pretendidas para cada série organizam-se a partir de referenciais elaborados pelo IB.

Além do Inglês, inicia-se no 6º ano a aprendizagem do Espanhol como língua adicional. Por meio de propostas baseadas em atividades sociais, os alunos descobrem que o repertório que já dominam em Português, somado às estratégias de aprendizagem de línguas que já desenvolveram ao longo da história de estudantes de Inglês, são ferramentas importantes para que o Espanhol seja mais uma experiência. Aqui também, as aprendizagens pretendidas para cada série organizam-se a partir de referenciais elaborados pelo IB. Para os alunos que queiram ampliar e intensificar suas experiências em Inglês, o turno complementar oferece também o Programa Fluency. São mais três horas semanais de contato com a língua, sempre por meio de projetos pedagógicos desenvolvidos por temas propostos pelo professor e implementados de acordo com curiosidade dos alunos. Jogos, debates, recursos digitais, pesquisas, teatro e música são alguns dos recursos utilizados nesse programa.

ENSINO MÉDIO

No Ensino Médio, inglês é uma disciplina IB para todos. Isso significa que todos os alunos do segmento recebem preparo para os exames do programa na área, podendo então receber ao final do processo o certificado IB para English B. Nessa perspectiva, o currículo amplia as experiências de compreensão e produção de discursos, intensificando a produção oral e escrita em inglês organizada de forma a participação plena nas diversas situações e esferas de uso da língua. A experiência acadêmica em inglês pode ampliar-se para aqueles que optarem pelo IB Diploma Programme, que contém aulas e atividades no idioma nas áreas de Humanidades, Ciências Naturais, Matemática e Teoria do Conhecimento.