NÚCLEO CAS

Inspirado pelas propostas trazidas pela implementação de um currículo IB, o Ensino Médio contará com as atividades de CAS. O núcleo CAS (Criatividade, Ação e Serviço) visa promover o desenvolvimento pessoal e as ações de protagonismo de cada aluno do Ensino Médio por meio da participação em ações sociais, esportivas e culturais de escolha em parceria com a escola.


ATIVIDADES PERMANENTES

NÚCLEO SUPERAÇÃO

O Núcleo superAÇÃO da Escola Castanheiras mobiliza alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, educadores e funcionários em ações sociais solidárias.

Os jovens são protagonistas e compartilham informações e experiências com pessoas, instituições, realidades e culturas diferentes, por meio de ações empreendedoras e intercâmbio em três campos de ação:

1. Trabalho complementar com instituições ligadas à ação da Comissão de Pais da Escola;

2. Vínculo com institutos e fundações que atuam no 3º setor;

3. Trabalho de campo com a ONG Teto que constrói casas de emergência para populações em situação de risco.

GRÊMIO ESTUDANTIL

A participação consciente do aluno na vida escolar é um exercício de cidadania que deve ser intensamente praticado. Desde 2013, motivados pelos debates realizados nas aulas de Orientação Educacional, um coletivo de alunos fundou o grêmio estudantil, GAEC - Grêmio Atuante Escola Castanheiras. É função da escola incentivar o protagonismo dos jovens e adolescentes, oferecendo espaços que permitam aos alunos discutir, criar e fortalecer as inúmeras possibilidades de ação, tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade.

ATIVIDADES ELETIVAS

Programação – Março/2015

01 /03 – Médio na Rua

Doze homens e uma sentença - Ida ao teatro Jaraguá, centro de São Paulo, para assistir à peça “Doze homens e uma sentença”. Os alunos poderão optar pela locomoção com transporte público, acompanhados por professores da escola. A atividade tem como intenção ampliar o repertório cultural dos alunos e também as experiências do uso de espaços públicos e da cidade.

18/03 – Médio Debate

“Cidade de Deus“ e a violência urbana – A partir das discussões suscitadas pelo filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles, os alunos e os professores do Ensino Médio discutirão o tema da violência urbana nas grandes cidades. A atividade tem como intenção ampliar o conhecimento de mundo dos alunos e o debate sobre temas da atualidade.

21 e 28/03 – Médio na Escola

Sábados Esportivos – Fundamental I e II –Os alunos do Ensino Médio participarão dos dois sábados esportivos da escola como monitores, líderes de equipe e assistentes de organização. A experiência adquirida por eles ao longo do Ensino Fundamental possibilita que os alunos revisitem os eventos, agora no Ensino Médio, fazendo uma reflexão sobre como organizá-los e monitorá-los.

Médio