A Escola Castanheiras tem, no campo da Arte, um de seus alicerces fundamentais para a construção do Projeto Pedagógico. O desenvolvimento da sensibilidade, da percepção e do pensamento estético potencializam a leitura e a relação que o aluno tem com o mundo e consigo mesmo! No Ateliê de Arte, os alunos exploram diferentes técnicas e materiais, fazem exercícios de apreciação de trabalhos de diferentes artistas e movimentos e desenvolvem formas de expressão.
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 12 alunos
Segmentos/Séries: 1º, 2º e 3º anos do Fundamental I
A Arte na Escola Castanheiras é considerada um importante alicerce do Projeto Pedagógico. Ao explorar a argila, os alunos exploram a sensibilidade táctil e cognitiva, desenvolvem a expressividade, a criatividade, a sensibilidade e o pensamento estético. Ao moldar a argila há o incentivo ao experimento, mesmo que as peças elaboradas furem, rachem ou sequem é possível entender, com o tempo, que se é possível recomeçar. Explorando o universo criativo, os alunos aprenderão a modelar utilitários, instrumentos musicais e peças decorativas.
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 12 alunos
Segmentos/Séries: 4º e 5º anos do Fundamental I
O objetivo principal é fomentar o nascimento de um Grupo de Teatro da Escola Castanheiras. As Artes Cênicas já fazem parte do nosso cotidiano curricular e agora querem alçar voos maiores. O curso propõe um mergulho nas práticas teatrais, contato com os procedimentos estéticos e poéticos das Artes Dramáticas e a experiência da apresentação passando por todos os ritos que rodeiam essa linguagem. O ciclo do curso dura um semestre, portanto, pretendemos, ao final deste ciclo, mostrar o trabalho desenvolvido até ali. Nasce aqui o grupo de Teatro da Escola Castanheiras.
Mínimo: 11 alunos
Máximo: 12 alunos
Segmentos/Séries: 5º ano do Fund I e 6º e 7º anos do Fund. II
O curso de Violão propicia ao aluno uma ampliação de sua musicalidade, novos conhecimentos e novos repertórios, favorecendo o futuro de boas escolhas musicais. Nas aulas, além de aprimorar a técnica de tocar o violão, serão abordados conteúdos como leitura de partitura, escalas, progressão de acordes e postura.
Mínimo: 9 alunos
Máximo: 9 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I e II
Atividade corporal que promove o encontro e disciplina dos alunos com seu corpo e mente, ampliando o ritmo, o encontro com a música, com o outro e com o espaço. A dança consiste de três elementos interrelacionados: técnica, música e atuação, desenvolvendo assim a boa postura, coordenação motora, flexibilidade e domínio corporal, bem como desperta o interesse e promove o conhecimento de outras formas de arte, associadas ao universo cultural da dança.
Mínimo: 11 alunos
Máximo: 11 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I e Fundamental II
O curso de Circo na Castanheiras propicia para nossos alunos e alunas a entrada no universo cultural circense. Em um ambiente acolhedor e que favorece o estabelecimento de vínculos e de amizades, os alunos se sentem numa atmosfera lúdica e desafiadora. Ao longo da escolaridade, as propostas objetivam a aquisição de habilidades especiais como: equilíbrio, técnicas do tecido, trapézio, malabares, lira, cama elástica e acrobacias, entre outras. O Circo se compõe de diferentes linguagens artísticas e, além disso, possibilita que os alunos ampliem seus repertórios motor e expressivo.
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 15 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I, II e Ensino Médio.
O Judô é uma arte marcial que estabelece uma relação de respeito com o ambiente físico e social e desenvolve o autocontrole. Suas principais habilidades motoras estão relacionadas aos giros e rolamentos. O esporte possibilita aprimorar a estratégia, principalmente no que se refere às habilidades de ataque e defesa.
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 12 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I e 6ºano do Fund II
Os treinamento treinamentos esportivos são de extrema importância para a nossa Escola, que procura manter uma forte cultura esportiva em nosso meio. O esporte favorece trocas constantes, intervenções, a possibilidade de os alunos aprenderem com os seus próprios colegas através da observação, o simples fato de as crianças e adolescentes poderem se exercitar, correr em um grande espaço, são fatores cruciais para o aumento não só do conhecimento corporal e saudável, mas também de auto-estima e motivação, que são muito importantes nesse período e na formação desses indivíduos.
Esta modalidade não contém custo
O curso oferece um grau maior de desafios relacionados ao equilíbrio, altura, velocidade, precisão e força. A atividade de aventura é uma nova forma de esporte, fundamental para desenvolver o controle emocional, a concentração e o planejamento dos movimentos, sempre considerando as capacidades de cada aluno e envolvendo desafios seguros. As modalidades desenvolvidas durante os módulos serão a escalada, o rapel, a bike, o slackline, o arvorismo e orientações por bússola.
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 12 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I e II
Esta modalidade representa o período em que a criança começa a aprender, de forma específica e planejada, a prática regular de modalidades esportivas, e o planejamento das aulas prevê possibilidades de aprendizagens ampliadas que podem ser potencializadas no intercâmbio com outras instituições.
A partir desta premissa, o curso de Oficina de Esportes propõe conhecimento e aprofundamento técnico e tático em diferentes modalidades organizadas de acordo às características comuns, como os esportes de invasão, (Handebol, Basquetebol, Tchoukball) e esportes de rede e raquete (Voleibol, Badminton).
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 15 alunos
Segmentos/Séries: 4º e 5º anos do Fundamental I
Presença marcante na sociedade brasileira, o Futebol pode ser aprendido e apreciado a partir de jogos que fazem parte da cultura e da infância de muitas gerações, como: “3 dentro 3 fora”, “melê”, “gol a gol” e “artilheiro”, entre outros. Esses jogos facilitam a aprendizagem dos alunos mais novos, favorecem o aperfeiçoamento dos mais velhos, além de ampliar o universo de experiências e conhecimentos relacionados à modalidade esportiva.
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 15 alunos
Segmentos/Séries: 2, 3º, 4º e 5º anos do Fund I
A bola é peça fundamental para a vivência do brincar. Ela tem o poder de colocar o corpo em movimento. Correr, pular, girar, saltar atrás da bola!
A intenção do curso é explorar uma diversidade de jogos com bola e construir regras coletivamente para as brincadeiras. Vamos resgatar, ampliar os conhecimentos e diversificar o contato com vários tipos de bolas: formatos, tamanhos, cores e texturas. Vamos explorar as brincadeiras antigas e também vivenciar os esportes mais conhecidos, sempre respeitando às diferentes formas de jogar de cada um.
Mínimo: 10 alunos
Máximo: 15 alunos
Segmentos/Séries: 1º ano do Fundamental I