MÉTODO DE ENSINO
A valorização do diálogo entre opiniões e posições diferentes, o entendimento das trajetórias e culturas das quais nossos alunos e alunas são provenientes, a política de inclusão que amplia a visão sobre direito e acessibilidade à produção de conhecimento, fazem parte dos fundamentos pedagógicos da escola e orientam os princípios metodológicos que dão sustentação para o projeto curricular.
O conceito de aprendizagem significativa, em cada fase da escolaridade, ganha corpo nas perguntas e problematizações que mobilizam a evolução de percursos singulares, território de pesquisas que vão constituindo a base da alfabetização, do letramento, das linguagens das ciências, e finalmente, dos projetos, muitos deles, interdisciplinares.
O trabalho em grupos colaborativos avança com a experiência compartilhada do aprender, com o respeito à diferença nas formas de contribuir, com a emergência do sentimento de solidariedade e de cooperação. Por meio de assembleias, aulas de tutoria, orientação educacional e outras ações, os alunos da Castanheiras são estimulados a compreender as implicações de suas escolhas e atos.
Além disso, a Escola Castanheiras contém em seu ecossistema pedagógico, o IB International Baccalaureate, uma certificação internacional reconhecida em mais de 1.200 universidades do mundo, de onde decorre, ampliações curriculares, conexões internacionais e certamente, forte ênfase ao ensino de línguas estrangeiras em seu currículo desde os anos iniciais.
E finalmente, o corpo movimento, a Arte em suas diferentes linguagens, a cultura brasileira, a cultura digital e cultura maker e o DNA da inovação estão imbricados no cotidiano do estudante e “aprendente” da Comunidade Castanheiras.