NEI | NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INTERNACIONAL

O Núcleo de Educação Internacional da Escola Castanheiras cuida de todas as ações que ajudam nossos alunos a estabelecer canais de comunicação com instâncias educacionais, sociais e políticas de outros países, tendo por premissa o desenvolvimento de uma atitude positiva frente à diversidade cultural e a preparação para os desafios de uma vida mais autônoma, de forma alinhada à missão e aos valores da escola. Algumas dessas instâncias formativas são os currículos de inglês e espanhol nos 3 segmentos da escola, o IB Diploma Programme, a orientação a aplicação para universidades no exterior, atividades de ampliação e difusão cultural como o Summer Camp e o Programa Fluency.

Os currículos de inglês e espanhol mobilizam as quatro habilidades essenciais do aprendizado de línguas (escrever, ler falar e ouvir) tanto para a comunicação cotidiana como para situações mais acadêmicas, como elaborar sínteses, escrever ensaios e participar de apresentações orais mais formais. Para nós, é fundamental que os meninos e meninas da Castanheiras aprendam a ser alunos em inglês e em espanhol, pois essa preparação é essencial para a participação no IB Diploma Programme.

O IB Diploma Programme é oferecido aos alunos de ensino médio como uma oportunidade de ter seu currículo validado internacionalmente. É um programa trilíngue, pois tem aulas e atividades em português, inglês e espanhol. Por ser reconhecido no mundo todo, o IB Diploma é não só elemento importante de processos seletivos de universidades no Brasil e no exterior, como valoriza enormemente o currículo de quem o tem. Para apoiar os planos de futuro de nossos alunos, oferecemos um aconselhamento à aplicação em universidades no exterior. Realizamos conversas sobre perfis de universidades, escrevemos os application essays, elaboramos cartas de recomendação e apoiamos as etapas do processo.

NET | NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Os diferentes usos da tecnologia no ambiente escolar facilitaram o acesso à informação e às ferramentas de criação, possibilitando novas formas de ensino e aprendizagem, que dialogam com os recursos digitais contemporâneos. É papel da escola, portanto, desenvolver a cidadania e o letramento dos alunos dentro de uma cultura digital.

Formado por professores, alunos e especialistas das áreas de Multimídia e Mecatrônica, o Núcleo de Educação e Tecnologia pesquisa novas metodologias e ferramentas a fim de promover, por meio de projetos, dentro e fora do currículo escolar, as habilidades necessárias para o século XXI.
O núcleo tendo como referência a Baae Nacional Curricular e pesquisas acadêmicas, configura-se como um laboratório de experimentos, criando cápsulas de projetos para testar recursos e metodologias que dialoguem com o nosso tempo oe tem por objetivo provocar nos alunos a criatividade, o senso crítico e o pensamento científico.

Desde 2012 o Núcleo vem observando a evolução da computação em nuvem e o uso desta tecnologia por empresas e escolas pelo mundo. Após pilotar alguns projetos dentro da escola, implantou o pacote G-Suíte da Google For Education, adquirindo, também, ChromeBooks para toda a escola.. A partir destas ações o núcleo passa a desenvolver habilidades de cooperação e compartilhamento em tempo real com alunos, professores e educadores não docentes da escola. Outras plataformas, como o Matific, Geekie e Redação nota 1000, também foram incorporados ao Projeto Pedagógico da escola potencializando o aprendizado nos componentes curriculares e projetos ,flexibilizando o tempo e respeitando as características de cada aluno.

Acompanhando o aperfeiçoamento e a acessibilidade de diversas ferramentas eletrônicas e digitais do mercado, e, como essas provocam novos conteúdos e formas de aprender, o núcleo inaugura um novo espaço de experimentações em tecnologia, Hoje, nosso “Maker Space” é composto por dois ambientes: a Oficina de Invenções (Marcenaria e Eletronica) e o Espaço Multimídia (Audiovisual e Design) onde os alinos são incentivados a trabalharem coletivamente e em projetos, criando hipóteses, idealizando, prototipando e produzindo objetos e estudos sobre um determinado tema.

NEC | NÚCLEO DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA
(Esportes, Cultura e Ação Comunitária)

O programa de Extensão Comunitária na Escola Castanheiras procura promover crescimento pessoal e interpessoal por meio de situações de aprendizagem baseadas em experiências. Para esse fim, alunos e docentes planejam ações que sejam ao mesmo tempo desafiadoras e prazerosas, e que se constituam como jornadas de autoconhecimento e ampliação das visões de mundo.
O NEC é um espaço de planejamento e operacionalização de projetos, ações e outras iniciativas que têm como objetivo o engajamento individual e a mobilização coletiva dos alunos da Castanheiras, numa perspectiva de conscientização, troca de saberes e autonomia das pessoas.

Fazem parte do NEC:

TIME OLÍMPICO

Para a participação nas diversas olimpíadas promovidas para estudantes nas áreas de matemática, robótica, astronomia e biologia, a Castanheiras conta com um time olímpico. Os alunos, de acordo com seus interesses pessoais, engajam-se em grupos de estudos, em horários de contraturno, a fim de se prepararem para representar a escola nesses eventos. O time olímpico já participa da Olimpíada Canguru, OBMEP, OBB, entre outras.

AÇÃO SOCIAL

Ao longo do ano os alunos são motivados a participar de ações sociais visando à integração entre grupos de diferentes realidades, sejam elas etárias, culturais ou sociais. Essas atividades podem envolver desde a organização de uma campanha em prol de um grupo com algum tipo de necessidade mais imediata, passando por visitas a instituições que contam com esse tipo de atenção,até a sensibilização para o trabalho voluntário.

CLUBE MAKER

CLUBE MAKER é um espaço livre de criação de projetos voltados para temas da cultura digital, que tem como ponto de partida os interesses dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio .
No CLUBE MAKER os alunos utilizam o conceito de cápsula para pilotar projetos com metodologias de design thinking e Design Social.
O grupo de alunos reúne-se semanalmente e tem a supervisão de professores que orientam as pesquisas desenvolvidas.
O projeto faz com que os participantes atuem de forma colaborativa e desenvolvam ainda mais o potencial criativo.

INTERCAST

Anualmente, no primeiro semestre, ocorre o Intercast, campeonato que faz parte do calendário esportivo da Escola Castanheiras. O foco é promover a atividade física, a competitividade saudável e a integração entre as diferentes turmas de 9º ano e ensino médio, por meio da prática esportiva em modalidades coletivas.
O campeonato, que ocorre nos intervalos das aulas, na atual edição, possui 10 equipes, entre as categorias masculino, feminino e misto, que irão competir entre si em 4 modalidades diferentes, futsal, basquete, handebol e vôlei.
Em 2019, o Intercast terá início na segunda quinzena do mês de março e terminará com a realização das finais de todas as modalidades durante a semana integradora de junho, sendo um dos eventos que compõem a finalização do semestre letivo na escola.

NÚCLEO DE SUSTENTABILIDADE E PROJETO COMER BEM

Impossível pensar no futuro sem mudar os hábitos do presente. Pensando nisso a Escola Castanheiras mantém o projeto Castanheiras Sustentável, que promove ações em quatro frentes: alimentação, ruído, espaço físico e lixo.

A iniciativa começou em 2008 e, em menos de dez anos, já foram vários objetivos conquistados: mapeamento de resíduos, programa de mitigação e destinação responsável do lixo gerado na escola, de educação ambiental para alunos e funcionários, sinalização de lixos recicláveis e coleta seletiva em toda escola, envio de comunicados preferencialmente de forma digital para ajudar na eliminação do uso de papel em informes, eliminação de embalagens descartáveis e isopor – substituídas por garrafas e copos de vidro, uso de máquina industrial para lavagem da louça, horta escolar, tratamento acústico e aumento da luminosidade nas salas de aula.

Para a Castanheiras, um presente sustentável é condição essencial para o futuro que queremos.

A Castanheiras também tem com missão melhorar a alimentação na Escola, desenvolver a educação nutricional, apoiar e favorecer sistemas alimentares sustentáveis. Criaram assim um programa de educação focado na compreensão das relações entre comida, cultura, saúde e meio ambiente.

Seu restaurante tem um forno combinado digital, onde os alimentos são preparados utilizando ar quente e vapor, dispensando o uso do óleo, o que torna o preparo do alimento ainda mais saudável. Entre suas práticas na alimentação, a Castanheiras não tem fritura em imersão; margarina; molho de tomate pronto; caldos industrializados; açúcar refinado. A escola dá preferência ao consumo de frutas e legumes orgânicos sempre que possível, e só utiliza açúcar demerara e molho feito com tomates frescos.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As Atividades Complementares são consideradas por nós horizontes de ampliação. Nossas propostas aprofundam conhecimentos, vivências, promovem o convívio, a valorização das práticas físicas e culturais e desafiam nossos alunos.

Além de experiências em forma de esporte, arte, cultura e língua adicional, as atividades propiciam um espaço privilegiado para o desenvolvimento das relações pessoais e das atitudes frente aos limites de cada um.

Clique aqui e conheça todas as atividades complementares

IB
WORLD SCHOOL

O IB Diploma Programme é um programa internacional de estudos em nível de Ensino Médio, com duração de 4 semestres.Prioritariamente destinado a alunos com idades entre 16 e 19 anos, o programa objetiva a uma qualificação estruturada no equilíbrio entre uma sólida formação humana e pessoal e um rigor acadêmico reconhecido por universidades no mundo inteiro. São marcas do programa o incentivo a:

  • fazer perguntas desafiadoras;
  • aprender a aprender;
  • desenvolver consciência de sua própria identidade e cultura;
  • desenvolver a habilidade de entender e comunicar-se com pessoas de outros países e culturas.
  • Na Escola Castanheiras, o Diploma Programme inicia-se no 2° semestre da 1ª série do Ensino Médio e termina no 1° semestre da 3ª série. Assim, o aluno optante tem tranquilidade para adaptar-se aos desafios do Ensino Médio antes do início do programa, e tempo para aprofundar sua preparação para os exames vestibulares ao seu término.

    O IB Diploma é componente importante do Processo Seletivo em Universidades, tanto na atribuição de créditos nos cursos como no acesso a instituições de ensino superior no Brasil e no mundo.

    SAIBA MAIS

    EVENTOS

    Eventos e encontros para toda a família e comunidade! Resgate da cultura popular brasileira, ampliação da Escola com o esporte, encontros para maior convívio entre escola, família e alunos e eventos anuais e semestrais para discussão de temas relevantes e da atualidade.

    SAIBA MAIS