MOMENTOS DE MUITAS TRANSFORMAÇÕES
No Ensino Fundamental 2, o aluno passa por grandes transformações: físicas, com a chegada da puberdade; cognitivas, com o desenvolvimento do pensamento abstrato; e sociais, em que o coletivo assume o grande destaque nas relações e na maneira de o indivíduo produzir o conhecimento escolar.
O estudante, apropriado na condição de sujeito, cada vez mais, faz suas escolhas e se responsabiliza por elas.
Nos objetivos das disciplinas incluem-se modos diversificados de ampliar experiências que favoreçam a aprendizagem, considerando que serão novos espaços, muitas vezes extra-muros, explorando outros recursos e novos tempos, requerendo uma organização própria. As propostas apresentadas incluem projetos muitas vezes interdisciplinares, como as oficinas e os trabalhos de campo que integram os
temas discutidos na visão das várias disciplinas e dão ao aluno à condição aprendê-los atribuindo um sentido maior e mais crítico aos conteúdos.
O projeto educativo contempla também, nos 6ºs e 7os anos, um grande investimento no desenvolvimento de procedimentos e na metodologia de estudo que lhes servirão de forte ferramenta no decorrer de sua vida escolar. Nos 8os e 9os anos, uma vez incorporados os novos procedimentos, os alunos poderão se valer do trabalho em outras competências e no aprofundamento dos conteúdos de maneira mais complexa.
Da professora unidocente no EF1 aos professores especialistas, o aluno vai se integrando ao novo ciclo, desenvolvendo-se de maneira progressiva, respeitando-se as características da faixa etária e da heterogeneidade própria do segmento, compreendendo o mundo que o cerca e suas questões.