Desenvolver uma nova cultura de educação nutricional, uma política de nutrição e bem-estar no âmbito da alimentação, com coerência e qualidade é o nosso grande desafio. A Escola Castanheiras tem praticado diversas ações que envolvem a alimentação e seus impactos na vida dos alunos, muito além da lancheira escolar. Além disso, a educação nutricional do Projeto Comer Bem envolve toda a comunidade escolar.
Desta maneira, a principal meta é capacitar os alunos a fazerem suas próprias escolhas e conexões entre alimento e nutrição, cultura, saúde, questões sociais e meio ambiente.
“O hábito alimentar se instala na infância, e as preferências alimentares (saudáveis) das crianças e adolescentes farão deles adultos que terão certamente uma melhor qualidade de vida.” Eduardo Silva Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.
O ambiente escolar pode ser um estímulo para a criança provar novos sabores, influenciada pelo consumo das outras crianças e pelas ações lúdicas desenvolvidas com os alimentos, reduzindo, assim, a neofobia alimentar (medo de experimentar novos alimentos).
Apesar dos impulsos positivos na escola, a principal referência para a criança formar e manter hábitos alimentares saudáveis é a família – um dos fatores que contribui para tanto, é o que é consumido e ofertado para a criança. E é pensando nisso que compartilhamos rotineiramente conteúdo sobre nutrição para as famílias aplicarem em casa e conseguirem manter a cultura da nutrição e alimentação saudável.
O projeto Lancheira Castanheiras se destina aos alunos do 1º, 2º e 3º ano dos anos iniciais e tem como objetivo auxiliar os pais na busca por uma alimentação mais saudável durante o período escolar, além de incentivar todos os alunos a terem hábitos saudáveis.
Os lanches, preparados diariamente sob cuidados da equipe de nutrição, são compostos por um líquido (suco natural, achocolatado caseiro, água de coco, iogurte). Uma fruta da estação e um lanche (pães, salgados, bolos caseiros).
Além da lancheira, uma vez na semana os alunos destes anos vivenciam o Dia da Cantina, que tem como objetivo incentivar as boas escolhas alimentares no âmbito escolar.
Almoços
Uma das ações do Projeto Comer Bem Castanheiras é a realização de treinamentos e formação com a equipe do restaurante. Os funcionários da cozinha são capacitados e preparados por equipes internas e externas de nutrição para utilizar os critérios de qualidade necessários para uma alimentação segura na Escola.
A escolha dos produtos servidos no restaurante e na cantina segue o mesmo princípio e exigência de qualidade, dando sempre preferência a alimentos naturais e orgânicos.
O restaurante da Escola conta com a estrutura dos fornos combinados digitais, que possibilitam o preparo de alimentos no vapor ou calor seco, dispensando o uso de óleo, tornando as preparações ainda mais saudáveis.
Sabemos o quanto a alimentação é um tema interdisciplinar, e, por conseguinte, melhor trabalhado e apresentado através de uma abordagem interdisciplinar. Com a alimentação e nutrição como eixo temático, temas de ciência, saúde, matemática e história podem se unir de uma forma integrada com valor e significado que vão além da sala de aula.
Aprender sobre valores nutricionais dos alimentos, a leitura de um rótulo no produto, o nome e categoria dos alimentos também faz parte do projeto e estaremos ampliando cada vez mais essas ações para todos os ciclos, a fim de que todos participem de uma educação nutricional integrada ao projeto pedagógico.
As ações pedagógicas têm como objetivo principal aprofundar o conhecimento dos alunos, suas habilidades e atitudes relacionadas com temas como:
Os projetos se desenvolvem ao longo do ano e envolvem todas as disciplinas incluindo artes, educação física, inglês e espanhol.
Política de Privacidade • Política de Cookies • Mapa do Site • Escola Castanheiras © Copyright, 2023