Estrutura e Arquitetura

Cenografia do conhecimento: uma escola completamente planejada para o ato de aprender. Conheça a estrutura e arquitetura da Castanheiras.

Cada uma de nossas estruturas, cada um de nossos corredores, cada espaço de nossa Escola, são pensados não como um lugar de breve passagem, mas como espaços de recepção, acolhimento e inspiração, com exposições das produções dos alunos, elaboradas cuidadosamente através de ferramentas de curadoria. Selecionar os trabalhos, os suportes, as conexões sobre temáticas diversas, os textos explicativos, as cores, as formas de interação e tudo o mais que instiga a apreciação, passa a fazer parte de uma intenção pedagógica que tem como valor o partilhar do conhecimento com a comunidade.

Nesta cultura que criamos, é possível conviver com o belo nos corredores escolares. Nesta ideia, defendemos a tese de que há uma “cenografia do conhecimento”, com espaços que favorecem e inspiram o desenvolvimento das crianças de maneira natural e fluída.

Conheça nosso Tour Virtual

Arquitetura e estrutura da biblioteca da Escola Castanheiras em Alphaville

Refletimos intensamente sobre a ocupação viva do espaço escolar em prol do aprendizado e do bem-estar, da convivência e da construção de conhecimento. Desde a opção por espaços abertos, arejados e naturalmente bem iluminados até a estrutura de laboratórios e espaços maker, tudo é pensado desde a arquitetura para o favorecimento da inspiração da educação.

São 32 amplas salas de aula equipadas com computadores, lousas digitais, wireless e toda a estrutura tecnológica necessária para o melhor aproveitamento das aulas, além de diversos espaços que complementam o trabalho em sala, como:

• 2 Ateliês de Arte
  • Sala de Música
  • Oficina de Invenções e Design (Espaço Maker)
  • 2 Laboratórios de Ciências
  • Salas multiuso