FLUENCY

SAIBA MAIS

Criado para se tornar a melhor opção de Curso de Inglês Complementar para os nossos alunos, o Programa Fluency tem como objetivo ampliar e intensificar as oportunidades de aprendizagem da língua inglesa, considerando as diferentes características de desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos relativas a cada faixa etária.

Assim, as aulas são planejadas no intuito de oportunizar a participação dos alunos em atividades que promovam o desenvolvimento das habilidades comunicativas, para uso do idioma em situações diversas, nas modalidades oral e escrita.

Principais diferenciais:

•Curso ministrado predominantemente em Inglês;
•Método comunicativo;
•Foco no desenvolvimento das quatro habilidades básicas de comunicação (Listening, Speaking, Reading e Writing);
•Ensino de vocabulário e estruturas linguísticas de forma contextualizada;
•Equipe de educadores que atua no sentido de ajudar cada aluno a protagonizar seu percurso de aprendizagem e desenvolvimento na Língua Inglesa;
•Projetos educativos que mantêm os alunos engajados no processo de fazer perguntas, buscar recursos para respondê-las e aplicar a informação em contextos variados.

Mínimo: 8
Máximo: 15
Segmentos/Séries: Fundamental I e II

ATELIÊ DE ARTES

SAIBA MAIS

A Escola Castanheiras tem, no campo da Arte, um de seus alicerces fundamentais para a construção do Projeto Pedagógico. O desenvolvimento da sensibilidade, da percepção e do pensamento estético potencializam a leitura e a relação que o aluno tem com o mundo e consigo mesmo!

No Ateliê de Arte, os alunos exploram diferentes técnicas e materiais, fazem exercícios de apreciação de trabalhos de diferentes artistas e movimentos e desenvolvem formas de expressão.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: 1º, 2º e 3º ano (manhã).

CERÂMICA

SAIBA MAIS

A Arte na Escola Castanheiras é considerada um importante alicerce do Projeto Pedagógico. Ao explorar a argila, os alunos exploram a sensibilidade táctil e cognitiva, desenvolvem a expressividade, a criatividade, a sensibilidade e o pensamento estético. Ao moldar a argila há o incentivo ao experimento, mesmo que as peças elaboradas furem, rachem ou sequem é possível entender, com o tempo, que se é possível recomeçar. Explorando o universo criativo, os alunos aprenderão a modelar utilitários, instrumentos musicais e peças decorativas.

Serão temas do curso:
• História da cerâmica;
• A transformação do barro em cerâmica;
• As modelagens e as técnicas (rolinho, cumbuca e placa)
• A roda do oleiro

Mínimo: 6 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: 4º, 5º, 6º e 7º ano.

TEATRO

SAIBA MAIS

O objetivo principal é fomentar o nascimento de um Grupo de Teatro da Escola Castanheiras. As Artes Cênicas já fazem parte do nosso cotidiano curricular e agora querem alçar voos maiores. O curso propõe um mergulho nas práticas teatrais, contato com os procedimentos estéticos e poéticos das Artes Dramáticas e a experiência da apresentação passando por todos os ritos que rodeiam essa linguagem. O ciclo do curso dura um semestre, portanto, pretendemos, ao final deste ciclo, mostrar o trabalho desenvolvido até ali. Nasce aqui o grupo de Teatro da Escola Castanheiras.

Mínimo: 6 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: 5º, 6º e 7º ano.

VIOLÃO

SAIBA MAIS

O curso de Violão propicia ao aluno uma ampliação de sua musicalidade, novos conhecimentos e novos repertórios, favorecendo o futuro de boas escolhas musicais. Nas aulas, além de aprimorar a técnica de tocar o violão serão abordados conteúdos como leitura de partitura, escalas, progressão de acordes e postura.

Mínimo: 6 alunos
Máximo: 10 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I e II.

YOGA

SAIBA MAIS

Aula baseada em experiências e especialização, conduz para o desenvolvimento da consciência e percepção sensorial. Através de diversas atividades, o Yoga infantil é um grande aliado para crianças ativas.

Mínimo: 6 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: 1º, 2º e 3º ano (manhã).

BALLET

SAIBA MAIS

A Escola Castanheiras tem o orgulho de manter a parceria com o renomado Estúdio de Ballet Cisne Negro, considerado uma das escolas mais tradicionais e importantes de São Paulo, constituído por professores formados na Royal Academy of Dance, da Inglaterra.

Atividade corporal que promove o encontro e disciplina dos alunos com seu corpo e mente, ampliando o ritmo, o encontro com a música, com o outro e com o espaço. A dança consiste de três elementos inter relacionados: técnica, música e atuação, desenvolvendo assim a boa postura, coordenação motora, flexibilidade e domínio corporal, bem como desperta o interesse e promove o conhecimento de outras formas de arte, associadas ao universo cultural da dança.

Mínimo: 8 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I e 6º e 7º ano.

CIRCO

SAIBA MAIS

O curso de Circo na Castanheiras propicia para nossos alunos e alunas a entrada no universo cultural circense. Em um ambiente acolhedor e que favorece o estabelecimento de vínculos e de amizades, os alunos se sentem numa atmosfera lúdica e desafiadora. Ao longo da escolaridade, as propostas objetivam a aquisição de habilidades especiais como: equilíbrio, técnicas do tecido, trapézio, malabares, lira, cama elástica e acrobacias, entre outras. O Circo se compõe de diferentes linguagens artísticas e, além disso, possibilita que os alunos ampliem seus repertórios motor e expressivo.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 30 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I, II e Ensino Médio.

CULINÁRIA

SAIBA MAIS

Este é um programa de educação alimentar que estimula as crianças e os adolescentes a aprenderem sobre as curiosidades e a origem dos alimentos de uma maneira lúdica e divertida em que a alimentação consciente passa a ser o ingrediente essencial de crianças e jovens alegres e saudáveis.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I

CAPOEIRA

SAIBA MAIS

Valorizada como uma forma de arte e expressão popular, a Capoeira traz em sua essência elementos da cultura brasileira. A proposta do curso é promover o desenvolvimento corporal e o ritmo dos participantes e, principalmente, a interação entre eles a partir da aprendizagem dos elementos que compõem essa prática, como os cantos, as gingas, floreios (acrobacias), os instrumentos, os “rituais” e os movimentos do jogo da Capoeira.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I (manhã)

JUDÔ

SAIBA MAIS

O Judô é uma arte marcial que estabelece uma relação de respeito com o ambiente físico e social e desenvolve o autocontrole. Suas principais habilidades motoras estão relacionadas aos giros e rolamentos. O esporte possibilita aprimorar a estratégia, principalmente no que se refere às habilidades de ataque e defesa.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I, 6º e 7º ano.

ESCALADA

SAIBA MAIS

O curso oferece um desafio constante de equilíbrio, precisão e força unidos de maneira combinada. A Escalada proporciona desafios seguros considerando as capacidades de cada participante e é um esporte fundamental para desenvolver a concentração e o planejamento dos movimentos.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: 1º, 2º, e 3º ano.

PATINS

SAIBA MAIS

A história dos Patins é cheia de transformações. Há vários modelos de rolamentos (de linha, de duas rodas) e cada um deles exige um tipo de preparação das habilidades motoras. O curso prepara os alunos para muitas manobras e movimentos, sem abrir mão de todos os itens de segurança implicados no esporte.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: 1º, 2º e 3º ano.

ESPORTES COM RODA

SAIBA MAIS

O curso Esportes com Rodas promoverá o desenvolvimento motor para manobras realizadas no skate, bicicletas, patins, patinetes, carrinhos de rolemã, entre outros. Nesse curso, além dos alunos praticarem, eles realizarão pequenas manutenções em seus equipamentos, aprenderão sobre a origem desses esportes e suas variações ao redor do mundo.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: 4º, 5º, 6º e 7º ano.

ESPORTE DE AVENTURA

SAIBA MAIS

O curso oferece um grau maior de desafios relacionados ao equilíbrio, altura, velocidade, precisão e força. A atividade de aventura é uma nova forma de esporte, fundamental para desenvolver o controle emocional, a concentração e o planejamento dos movimentos, sempre considerando as capacidades de cada aluno e envolvendo desafios seguros. As modalidades desenvolvidas durante os módulos serão a escalada, o rapel, a bike, o slackline, o arvorismo e orientação por bússola.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: 4º, 5º, 6º e 7º ano.

FUTEBOL

SAIBA MAIS

Presença marcante na sociedade brasileira, o Futebol pode ser aprendido e apreciado a partir de jogos que fazem parte da cultura e da infância de muitas gerações, como: “3 dentro 3 fora”, “melê”, “gol a gol” e “artilheiro”, entre outros. Esses jogos facilitam a aprendizagem dos alunos mais novos, favorecem o aperfeiçoamento dos mais velhos, além de ampliar o universo de experiências e conhecimentos relacionados à modalidade esportiva.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I

ROBÓTICA

SAIBA MAIS

O curso é voltado para o ensino de elementos básicos da Robótica. Os módulos e projetos favorecem que as crianças se engajem no mundo da ciência e da tecnologia, preparando-as para buscar soluções para as questões de hoje e do futuro. Para cada faixa etária, existem conjuntos específicos que são orientados por educadores capacitados.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I

OFICINA DE INVENÇÕES

SAIBA MAIS

De onde vêm todas as coisas que usamos e nos circundam? Essa é uma pergunta fundamental para despertar o interesse construtivo. Certamente todos esses objetos de uso cotidiano são ferramentas que alguém anteriormente imaginou, desenhou e designou através de um conjunto de outras ferramentas. Nesta oficina, arte e design brotam de uma fonte essencial: a invenção.

A prática de oficina visa estimular o pensamento inventivo, a compreensão crítica do mundo fabricado/artificial e a autonomia nas etapas de elaboração de um projeto construtivo. Na Oficina de Invenções, os alunos podem desenvolver praticamente qualquer ideia. Para isso, contam com ferramentas e materiais diversos que serão trabalhados organizadamente sob os cuidados do professor e do monitor da oficina. No desenvolvimento dessas ideias, os alunos colocarão em prática uma vastidão de conhecimentos adquiridos no currículo escolar, de matemática e física à história e biologia. Com um forte sentimento de protagonismo, os alunos da Oficina de Invenções incorporam a lógica sustentável e norteiam a tecnologia, desconstruindo um mundo aparentemente estabelecido, reciclando não apenas os materiais, mas também ideias e conceitos.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: 4º, 5º e 6º ano.

LIÇÃO ACOMPANHADA

SAIBA MAIS

Momento planejado para que nossos alunos realizem suas lições acompanhados de uma professora, favorecendo o desenvolvimento da autonomia, da construção de procedimentos de estudo e do compromisso com seu próprio aprender.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I

INTEGRAL

SAIBA MAIS

A Castanheiras tem propostas planejadas para aqueles alunos que permanecem na Escola após às 15h40. As atividades de recreação, como parque, brincadeiras tradicionais e jogos, ampliam as possibilidades de convivência e de experiência com o brincar e aproveitar bem o tempo livre. O educador que acompanha os alunos organiza projetos e compartilha propostas de experimentos, horta, leituras e ateliê, entre outras atividades.

Mínimo: 10 alunos
Máximo: 20 alunos
Segmentos/Séries: Fundamental I