Um projeto de nutrição que ultrapassa as paredes da Escola

Desenvolver uma nova cultura de educação nutricional, uma política de nutrição e bem-estar no âmbito da alimentação, com coerência e qualidade é o nosso grande desafio. A Escola Castanheiras tem praticado diversas ações que envolvem a alimentação e seus impactos na vida dos alunos, muito além da lancheira escolar. Além disso, a educação nutricional do Projeto Comer Bem envolve toda a comunidade escolar.

Desta maneira, a principal meta é capacitar os alunos a fazerem suas próprias escolhas e conexões entre alimento e nutrição, cultura, saúde, questões sociais e meio ambiente.

Nutrição - Comer Bem Castanheiras
Nutrição - Escola Castanheiras

A importância de hábitos saudáveis

“O hábito alimentar se instala na infância, e as preferências alimentares (saudáveis) das crianças e adolescentes farão deles adultos que terão certamente uma melhor qualidade de vida.” Eduardo Silva Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria.

O ambiente escolar pode ser um estímulo para a criança provar novos sabores, influenciada pelo consumo das outras crianças e pelas ações lúdicas desenvolvidas com os alimentos, reduzindo, assim, a neofobia alimentar (medo de experimentar novos alimentos).

Apesar dos impulsos positivos na escola, a principal referência para a criança formar e manter hábitos alimentares saudáveis é a família – um dos fatores que contribui para tanto, é o que é consumido e ofertado para a criança. E é pensando nisso que compartilhamos rotineiramente conteúdo sobre nutrição para as famílias aplicarem em casa e conseguirem manter a cultura da nutrição e alimentação saudável.

Lancheira Castanheiras

O projeto Lancheira Castanheiras se destina aos alunos do 1º, 2º e 3º ano dos anos iniciais e tem como objetivo auxiliar os pais na busca por uma alimentação mais saudável durante o período escolar, além de incentivar todos os alunos a terem hábitos saudáveis.

Os lanches, preparados diariamente sob cuidados da equipe de nutrição, são compostos por um líquido (suco natural, achocolatado caseiro, água de coco, iogurte). Uma fruta da estação e um lanche (pães, salgados, bolos caseiros).

Além da lancheira, uma vez na semana os alunos destes anos vivenciam o Dia da Cantina, que tem como objetivo incentivar as boas escolhas alimentares no âmbito escolar.

Almoço do Projeto Comer Bem
Alimentos selecionados pela Nutrição da Escola

Restaurante Castanheiras

Almoços

Uma das ações do Projeto Comer Bem Castanheiras é a realização de treinamentos e formação com a equipe do restaurante. Os funcionários da cozinha são capacitados e preparados por equipes internas e externas de nutrição para utilizar os critérios de qualidade necessários para uma alimentação segura na Escola.

A escolha dos produtos servidos no restaurante e na cantina segue o mesmo princípio e exigência de qualidade, dando sempre preferência a alimentos naturais e orgânicos.

O restaurante da Escola conta com a estrutura dos fornos combinados digitais, que possibilitam o preparo de alimentos no vapor ou calor seco, dispensando o uso de óleo, tornando as preparações ainda mais saudáveis.

Alimentação e Cardápios - Nutrição

Cuidados no preparo:

• Molho de tomate pronto – substituído por molho de tomate caseiro;
  • Margarina – substituída por manteiga;
  • Açúcar refinado – substituído por açúcar demerara;
  • Caldos e temperos industrializados – substituídos por caldos e temperos caseiros;
  • Redução da quantidade de sal nos pratos;
  • Redução na quantidade de óleo na elaboração dos pratos;
  • Redução da quantidade de açúcar dos sucos;
  • Retirada de frituras em imersão.
Educação Nutricional - Nutrição na Escola

Ações Pedagógicas

Sabemos o quanto a alimentação é um tema interdisciplinar, e, por conseguinte, melhor trabalhado e apresentado através de uma abordagem interdisciplinar. Com a alimentação e nutrição como eixo temático, temas de ciência, saúde, matemática e história podem se unir de uma forma integrada com valor e significado que vão além da sala de aula.

Aprender sobre valores nutricionais dos alimentos, a leitura de um rótulo no produto, o nome e categoria dos alimentos também faz parte do projeto e estaremos ampliando cada vez mais essas ações para todos os ciclos, a fim de que todos participem de uma educação nutricional integrada ao projeto pedagógico.

As ações pedagógicas têm como objetivo principal aprofundar o conhecimento dos alunos, suas habilidades e atitudes relacionadas com temas como:

• De onde vem a nossa comida?
  • Como é produzida?
  • Quais as relações entre a nossa comida, a nossa saúde e o ambiente?

Os projetos se desenvolvem ao longo do ano e envolvem todas as disciplinas incluindo artes, educação física, inglês e espanhol.