ADAPTAÇÃO
O ACOLHIMENTO ESSENCIAL

A entrada no Ensino Fundamental marca o início de uma nova fase na vida das crianças e também das famílias. Das primeiras visitas à chegada na escola, as expectativas geram sentimentos diversos em todos os envolvidos. Aos poucos, o encontro com os professores, com os amigos, o reconhecimento dos espaços de convivência, da sala de aula, dos materiais a serem explorados, se transformam em vínculos de afeto, desejos, sentidos de pertencimento.

PROJETO EDUCATIVO

O projeto educativo toma hoje por orientação a Base Nacional Comum Curricular organizando-se em campos de experiência e conhecimento. Suas vias de desenvolvimento, porém,atravessam fronteiras e dimensões que exploram, em múltiplas linguagens e metodologias, as experiências investigativas,, as conexões interdisciplinares, o desenvolvimento de habilidades e competências que envolvem os processos de aprendizagem.

O conhecimento acadêmico encontra significado no contexto da experiência, da resolução de problemas, da construção de projetos que apontam para diferentes leituras e compreensões do mundo, ampliam perspectivas, e destacam valores éticos e estéticos na cultura e em contextos sociais além dos muros da escola.

ALFABETIZAR É MAIS QUE ENSINAR A LER

Mediado sempre por múltiplas linguagens, o processo de alfabetização em contextos letrados, parte das hipóteses das crianças sobre a língua e a linguagem, promovendo de forma lúdica, as experiências de leitura, escrita, oralidade e escuta sensível em coletivos de aprendizagem. Ao longo das séries, as formas de construção do conhecimento, avançam nos modelos, na metodologia de projetos, no aprimoramento e refinamento dos usos e sentidos da linguagem, a partir de temáticas, gêneros diversos da língua e ferramentas de tecnologia que favorecem a elaboração e difusão do conhecimento.

AS LINGUAGENS DO CORPO E DA ARTE

A capacidade de expressão, criatividade e desenvolvimento da subjetividade também é valore desafio para nosso projeto curricular que envolve uma ampla alfabetização contextualizada nas diferentes linguagens. Das práticas cotidianas de iniciação nas artes visuais, na música, no teatro e na educação física, nasceme evoluem as formas de apreciação, reflexão e produção deconhecimento,representadoem cores, sons, luzes, movimentos, gestos, imagens entre outros,constituindo aproximações com objetos culturais em diferentes contextos e especialmente, comunicandoa identidade cultural e poética da escola.

CIDADANIA

O currículo do Fundamental I resguarda tempo e espaço para o exercício reflexivo da convivência. A ética nas relações é valor e princípio do Projeto Político Pedagógico, conceito quese analisanas temáticas propostas para as atividades. As assembleias, por exemplo,são encontros que podem se dar em séries e interséries, entre adultos, crianças e jovens e nas quais vivenciamos a oportunidade de refletir e atuar sobre os dilemas, as possíveis resoluções de conflito e, especialmente, sobre os valores que permeiam e sustentam a vida em coletivos.

AVALIAÇÃO | RESPEITO AOS PROCESSOS INDIVIDUAIS

Os processos de avaliação e autorregulação da aprendizagem constituem o desenvolvimento da autonomia, da consciência das transformações que o gosto de aprender promove, e fomenta a cultura de estudante. A esta se conectam as atividades em sala, as lições de casa, os seminários, a participação nos grupos de trabalho e pesquisa, as avaliativas diagnósticas, parciais, as provas, as comunicações orais, as aprendizagens em campo.O sistema de avaliação ocorre em um ciclo semestral.No Fundamental I, do 1º ao 3º ano, é constituído por pautas de expectativas em diferentes campos do conhecimento, sinalizando, através de indicadores, os níveis de desempenho das crianças. A partir do 4ºano, aos instrumentos de avaliação acima citados,também serão atribuídas notas que devem compor, no total,a média 7, mínima para todos os componentes curriculares. No decorrer dos semestres, especialmente em abril e setembro, são previstos encontros com as famílias para partilha de resultados parciais e reflexões sobre o desempenho, através de produções dos alunos e alunas.

OUTRAS FORMAS
DE APRENDER

Artes, esportes, culinária, projetos lúdicos. Conheça as atividades complementares que ensinam, exercitam a mente, promovem a socialização e entusiasmam as crianças nesta fase.

SAIBA MAIS

EVENTOS

Os eventos institucionais, como o Sábado esportivo, Encontro de Leitores, o Ciência e Arte, Festa junina, fazem parte da formação culturalde nossa comunidade. As temáticas e conteúdos que constituem estes eventos, a cada ano, atravessam as propostas curricularesampliando o repertório, os sentidos e o gosto da convivência na escola.

ALÉM DAS
SALAS DE AULA

O ambiente de aprendizagem é percebido como um terceiro educador. Os projetos vividos pelos alunos e alunas produzem sínteses e marcas em diferentes linguagens compondo uma espécie de “cenografia do conhecimento” que, como signos, afetam nossas percepções, instaurando na comunidade, novas formas de aprender em coletivo. Educação e Cultura são interfaces da construção do conhecimento.

TRABALHO
DE CAMPO

Desde o 1ºano estão previstas as saídaspara trabalho de campo, envolvendo o estudo, a observação,a coleta e também o registro dos fenômenos e objetos de conhecimento que estão sendo explorados nos diferentes projetos da série. A visitação a museus de Arte, de História natural, casas de cultura, laboratório em universidades,bibliotecas, teatros,é o destino de nossos pesquisadores iniciantes.

LÍNGUAS
ADICIONAIS

Do 1º ao 5º ano, os alunos vivenciam os primeiros contatos com a Língua Inglesa. O currículo regular oferece o dobro da carga horária exigida por lei: são 200 minutos semanais, divididos em quatro aulas de 50 minutos. Nessa etapa da escolaridade, o programa da Castanheiras orienta-se pelo desenvolvimento de letramentos amplos, considerando as quatro habilidades: compreensão oral, fala, escrita e leitura. O principal foco do currículo é o desenvolvimento de competências e habilidades, entendendo que a aprendizagem da língua faz mais sentido quando em contextos reais de uso, tanto cotidianos como acadêmicos. Os conhecimentos gramaticais aqui são tratados como apoio à boa comunicação e não como objetivos de aprendizagem isolados. Aproveitamos também para colocar os alunos em contato com conhecimentos de outras áreas em inglês também, como matemática e ciências.

Além das aulas do currículo regular, a Castanheiras oferece também aulas de inglês no currículo complementar com o Programa Fluency.

PROGRAMA
FLUENCY

O Programa Fluency foi criado com o objetivo de ampliar e intensificar as oportunidades de aprendizagem em Língua Inglesa, considerando as diferentes características de desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos.
No E.F.I., a carga horária semanal é de quatro horas, planejadas para promover o desenvolvimento das quatro habilidades básicas de comunicação (Listening, Speaking, Reading e Writing), por meio de atividades e vivências lúdicas e desafiadoras, tais como aulas de culinária, dramatização, música, artes plásticas, jogos e brincadeiras culturais, experiências científicas e jogos de raciocínio lógico, realizadas nos diversos ambientes de aprendizagem da escola (salas de aula do Espaço Fluency, biblioteca, laboratórios, ateliê de artes, cozinha, bosque, quadras esportivas etc.).
O curso é ministrado predominantemente em Inglês e as turmas têm número reduzido de alunos, para que cada um possa ser estimulado a protagonizar seu percurso de aprendizagem.
Alinhado com os princípios que norteiam os processos de ensino e de aprendizagem das línguas adicionais do Núcleo de Educação Internacional da Escola Castanheiras, o Programa Fluency possui uma equipe de profissionais experientes e profundamente comprometida com o desenvolvimento de seus alunos para que ele ocorra efetivamente, de forma integral e personalizada.