Fundamental I

Anos iniciais

O início do acolhimento e o acolhimento do início

O Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano) é o início da nossa jornada pelo crescer da curiosidade, autonomia, espírito investigativo e do pensar coletivo e responsável. Dessa maneira, a Castanheiras surge como um espaço de sociabilidade e desenvolvimento que se constrói ao redor de valores como o respeito à diversidade, a empatia, a sensibilidade e à sustentabilidade.

Alunos em aula
Aluno brincando

Desde as primeiras vivências até a rotina escolar, as turmas são acolhidas em ambientes pensados para as diversas vivências propostas para o segmento: atividades individuais e coletivas, trabalhos pessoais, oficinas, projetos interdisciplinares, lazer e arte. Os educadores, mediadores desses contextos, se mantêm atentos às demandas individuais de cada aluno, buscando meios para uma aprendizagem significativa. Aos poucos, o encontro com os professores, com os amigos, o reconhecimento dos espaços de convivência, da sala de aula, dos materiais a serem explorados, se transformam em vínculos de afeto, desejos, sentidos de pertencimento.

Diferentes linguagens são utilizadas nos conteúdos aplicados em sala de aula. Didáticas de alfabetização, literatura, cultura, arte e ciência, e o olhar voltado à resolução de problemas são caminhos percorridos visando a formação de indivíduos capazes de atuar de forma independente, com diferentes compreensões do mundo e perspectivas ampliadas, que ultrapassam os muros da escola.

O letramento dos alunos também se dá numa cultura digital, via diferentes usos da tecnologia, que facilitam o acesso à informação e às ferramentas de criação, possibilitando novas formas de aprendizagem e ensino, de forma responsável e consciente e com propósito.

Aula de Fundamental I

A avaliação do Fundamental I – Anos Iniciais, na Castanheiras é guiada por práticas didático-pedagógicas que, antes de qualquer outra coisa, desejam promover o progresso do aluno como ser humano. E para que isso ocorra, entendemos que a Escola deve se apresentar como ambiente inclusivo e diverso, com espaço garantido para as diferenças, abertura para o diálogo honesto e apreciação de diferentes pontos de vista.

Nossa Escola deseja que cada um de seus alunos seja protagonista em seu percurso, construindo um laço com o saber e com os outros, e é nos anos iniciais que esse caminho começa.

Aluna em Educação Física

Quer saber mais sobre o nosso acolhimento do Fundamental I – anos iniciais? Clique abaixo para mais informações.