COMPROMISSO COM O RIGOR ACADÊMICO

Uma escola alinhada com as necessidades de seu tempo deve garantir o desenvolvimento integral dos alunos. No Ensino Médio da Castanheiras, isso se dá por meio da organização de um currículo que envolve os estudantes em atividades que favorecem o respeito a toda diversidade, à sensibilidade social, às interações positivas e ao olhar para a sustentabilidade, tendo como premissa a formação voltada para a defesa irrestrita da democracia e dos direitos humanos. Um projeto educativo com tais características não pode prescindir do rigor na formação acadêmica dos alunos. Isso significa, de um lado, apresentar os conteúdos previstos para o Ensino Médio brasileiro em sua relação com os propósitos para o desenvolvimento integral desejado e, de outro, reforçar o valor do conhecimento clássico como tradução do legado humano. Na prática, trata-se de uma escola em que os alunos estudam muito. E esse movimento se reflete tanto na resistência que desenvolvem para os diversos exames externos e nos resultados conquistados, quanto no respeito com que tratam o conhecimento e dele fazem uso.

Um dos princípios do Ensino Médio da Escola Castanheiras é possibilitar aos nossos alunos alcançarem seus objetivos de acordo com seus interesses e projetos de vida. Para isso, fazemos uma escola em que os estudantes sejam empáticos e críticos, com ampla formação humana e que também possam continuar seus estudos, em nível universitário, nos cursos e faculdades que quiserem e sonharem.

Em 2018, o currículo regular do Ensino Médio incorporou o IB Certificação, um programa organizado pela Escola Castanheiras que dará a todos os alunos do Ensino Médio a possibilidade de obterem certificados do IB Diploma Programme. Esses certificados, nas áreas de Português, Inglês, TOK (Theory Of Knowledge – Teoria do Conhecimento), CAS e Monografia são um grande enriquecedor de currículo com validação internacional, incrementando o perfil global do aluno que busca uma carreira fora do país. O currículo de TOK ampliará também a experiência de aprendizagem de inglês, em um percurso de demanda acadêmica rigorosa.

INTERGRAUS

Com vistas às escolhas de carreira, aos projetos de futuro e ao preparo de seus alunos para os processos de ingresso em universidades públicas e particulares, a Escola Castanheiras firmou uma parceria com o Intergraus, conceituado cursinho pré vestibular da cidade de São Paulo. As aulas são ministradas no 2º semestre da 3ª série por professores experientes, e ao longo do cursinho os alunos realizam simuladosdiversificados e participam de processos de revisão preparatórios para os exames vestibulares.

CURSOS ELETIVOS

Cursos que ampliam as experiências acadêmicas e possibilitam outras maneiras de o aluno se relacionar com os conhecimentos. Os cursos eletivos já apontam para a nova forma de organização do Ensino Médio, pois abrem escolha para que os alunos tracem suas jornadas nas diferentes áreas do conhecimento.

  • Ciências da Natureza – Física quântica para iniciantes: conceitos, investigações e projetos.
  • Ciências Humanas – Dossiê pós verdade.
  • Matemática – Noções básicas de economia.
  • Linguagens – Multiculturalismo.
  • NÚCLEO ARTE E MOVIMENTO

    No Ensino Médio, as disciplinas de Educação Física e Arte caracterizam-se como espaços de pluralidade de vivências, valorizando habilidades e escolhas pessoais. Os alunos são organizados semestralmente e fazem suas escolhas a partir de seus interesses. Este ano, as opções no campo das artes são teatro, música, design e artes plásticas, e no campo do movimento contemplam jogos e brincadeiras, esportes, condicionamento físico, dança e atividades circenses.

    IB – World School

    O IB Diploma Programme é um programa internacional de estudos em nível de Ensino Médio, com duração de 4 semestres.Prioritariamente destinado a alunos com idades entre 16 e 19 anos, o programa objetiva a uma qualificação estruturada no equilíbrio entre uma sólida formação humana e pessoal e um rigor acadêmico reconhecido por universidades no mundo inteiro. São marcas do programa o incentivo a:

  • fazer perguntas desafiadoras;
  • aprender a aprender;
  • desenvolver consciência de sua própria identidade e cultura;
  • desenvolver a habilidade de entender e comunicar-se com pessoas de outros países e culturas.
  • Na Escola Castanheiras, o Diploma Programme inicia-se no 2° semestre da 1ª série do Ensino Médio e termina no 1° semestre da 3ª série. Assim, o aluno optante tem tranquilidade para adaptar-se aos desafios do Ensino Médio antes do início do programa, e tempo para aprofundar sua preparação para os exames vestibulares ao seu término.

    O IB Diploma é componente importante do Processo Seletivo em Universidades, tanto na atribuição de créditos nos cursos como no acesso a instituições de ensino superior no Brasil e no mundo.

    SAIBA MAIS

    CAS | CRIATIVIDADE, AÇÃO E SERVIÇO

    O Núcleo CAS promove atividades coletivas e individuais com foco no desenvolvimento de pensamento estratégico e resolução de problemas pautadas pelo exercício da empatia e do cuidado consigo e com o outro. Em encontros quinzenais, os alunos reportam o andamento de seus projetos e discutem sobre sucessos e desafios, planejando a continuidade do processo a partir dessas reflexões.

    SEMINÁRIO DA JUVENTUDE

    A Castanheiras realiza todos os anos, desde 2014, o Seminário da Juventude, evento que tem como principal objetivo a troca de experiências e reflexões por parte de estudantes de Ensino Médio de diferentes escolas sobre temas que se relacionam à vida contemporânea. Participam do evento cerca de 200 alunos, oriundos de escolas públicas e privadas, da grande São Paulo, de Jundiaí e também da região do Tamboré, onde fica a escola. Alguns dos temas que já nortearam as discussões foram: as possibilidades de participação política dos jovens, as questões relativas à sexualidade, o direito à vida, as perspectivas de educação na contemporaneidade entre outros.

    MONOGRAFIAS

    A monografia é um trabalho autônomo de investigação, desenvolvido a partir de um tema escolhido pelo aluno com o apoio de um professor orientador da equipe docente da Escola Castanheiras. O resultado é um texto acadêmico, autoral, produzido ao longo de 1 ano e meio de pesquisa, iniciando-se na 2ª série e sendo apresentado em bancas públicas em junho da 3ª série do Ensino Médio.

    MÉDIO INTEGRADO

    Ao final do 1º semestre do ano letivo, os alunos participam do Médio Integrado, evento síntese do semestre do Ensino Médio. Em uma semana, eles vivenciam jornadas profissionais, simulados, eventos esportivos, apresentam os resultados dos trabalhos realizados nos cursos eletivos e refletem sobre os temas integradores de suas séries.

    LÍNGUAS ADICIONAIS

    No Ensino Médio, inglês é uma disciplina IB para todos. Isso significa que todos os alunos do segmento recebem preparo para os exames do programa na área, podendo então receber ao final do processo o certificado IB para English B. Nessa perspectiva, o currículo amplia as experiências de compreensão e produção de discursos, intensificando a produção oral e escrita em inglês organizada de forma a participação plena nas diversas situações e esferas

    TRABALHOS DE CAMPO

    O conteúdo disciplinar apresentado nas salas de aula é ampliado por meio de atividades externas que estimulam o contato com diferentes realidades, bem como o desenvolvimento da empatia.
    Os trabalhos de campo realizados são:

  • 1ª série: Parque Nacional de Itatiaia;

  • 2ª série: Salvador;

  • 3ª série: São Paulo.