O jeito Cast de Ensinar

Mais do que uma escola, uma concepção pedagógica viva para uma aprendizagem significativa

O aluno no centro de todos os processos. Na Escola Castanheiras o foco é a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes.

Desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, adotamos meios e recursos diversificados, intencionalmente selecionados para promover mais engajamento dos alunos e aprendizagens significativas. Em nossa escola, queremos que as crianças, desde os primeiros anos de escolaridade, sejam capazes de reconhecer o que aprendem, saber dizer daquilo que aprendem e saber aplicar os conhecimentos aprendidos e as habilidades desenvolvidas com competência e sentido.

Para isso, o trabalho realizado nas diferentes áreas do conhecimento é planejado de forma integrada, de tal forma que os estudantes sejam capazes de identificar, analisar e buscar caminhos de solução para problemas que fazem parte de sua realidade.

Também faz parte do nosso jeito de ensinar como escola, reconhecer e valorizar as diferenças entre os alunos e buscar estratégias de ensino que potencializem o desenvolvimento integral de todos. Nessa diversidade, as metodologias selecionadas para o trabalho com os alunos permitem percursos personalizados, sem perder de vista a trajetória coletiva que cada grupo faz.

crianças em laboratório na escola
aluno em educação na escola

Acompanhamos os alunos desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Médio, tendo presente que, desde o início do trajeto, estamos formando pessoas com capacidade de assumir os desafios de seu tempo e seu contexto.

Somos uma escola organizada a partir de um currículo brasileiro, que inclui, na formação dos estudantes, a perspectiva global. Entendemos que a imersão em outros idiomas e a proficiência na Língua Inglesa e no Espanhol são condições para a participação e compreensão do mundo globalizado, mas nosso trabalho ultrapassa os limites da proficiência. Apresentamos aos estudantes, oportunidades de utilização destes idiomas para ampliar sua visão de mundo e ter contato com outros contextos.

IB w internacionalização na escola

No Ensino Médio, oferecemos a possibilidade de complementar o currículo brasileiro com o Diploma IB que agrega não apenas uma certificação internacional, mas também uma experiência de aprendizagem diferenciada.

Desejamos acompanhar os jovens em seu crescimento de maneira integral, dando a cada um o suporte necessário para seu pleno desenvolvimento.

Somos uma escola de currículo brasileiro que valoriza uma educação internacional e aberta ao mundo. Isto se materializa pela formação IB, o ensino de línguas estrangeiras (inglês e espanhol) e iniciativas como a Global Cast.

A finalidade última do nosso trabalho é oferecer às famílias um espaço de educação e escola que trabalha todas as dimensões do desenvolvimento da pessoa, com rigor e vigor, buscando sempre aprimorar os meios e recursos que utilizamos e a qualificação contínua dos profissionais que compartilham conosco essa missão.

Nosso desejo como escola é atender famílias que busquem para seus filhos este tipo de educação: focada no desenvolvimento integral em uma comunidade que valoriza a pessoa humana e o conhecimento.

criança jogando futebol

Uma educação integral, que potencializa o projeto de vida dos estudantes. Esse é o nosso jeito de ensinar.

Uma aprendizagem com significado, um espaço de empatia e respeito, uma formação completa, brasileira e internacional, de indivíduos conscientes do seu papel na sociedade. Essa é a nossa proposta de vida para assumirmos juntos.

Essa é a Escola Castanheiras.