Esporte, corpo e movimento

A “Educação Corporal” desempenha um papel fundamental na formação integral dos estudantes, sendo uma parte essencial do currículo escolar da Castanheiras, que enxerga o movimento do corpo como uma linguagem universal. Muito mais do que promover uma vida saudável e ativa, a priorização desse tipo de aprendizado proporciona aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades físicas, cognitivas e socioemocionais de maneira integrada.

Criança estimulando o corpo no rapel

Os esportes, danças e dinâmicas são apresentados às turmas na dinâmica de funil, onde cada ano decorrido entre o Fundamental I e o Ensino Médio é também o aprofundamento em alguma atividade: o correr é apresentado aos pequenos que, tempos depois, passam a conhecer o atletismo. Assim, os estudantes exploram e conhecem o corpo, entendendo suas capacidades e limitações e desenvolvendo e potencializando habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio e flexibilidade do corpo por meio do conhecimento crítico unido ao prático. Essas habilidades são fundamentais para a realização de atividades diárias e para a prática de esportes, promovendo a autonomia e a confiança dos alunos em relação a eles mesmos, e apresentando a eles um universo de possibilidades.

Estimulando a função cerebral, melhorando a concentração, a memória e a capacidade de aprendizado, o abraço a essa forma de educar complementa e enriquece o processo de aprendizagem em totalidade, fortalecendo a conexão entre mente e corpo, e aprimorando a comunicação, a cooperação e liderança, essenciais para a vida em sociedade.

aula de circo

Na Castanheiras o aluno aprende que seu corpo é veículo poderoso de expressão. Eles dançam, saltam, correm e sentem a energia pulsante de cada movimento, descobrindo o prazer de se movimentar, de se conectar com o mundo através da linguagem do corpo e de explorar a força interior que guardam em si.