“Balanço”: desafio diverte e desenvolve estudantes

alunos em escola aula externa

Atividade criada pelo professor Denis, das atividades complementares, é repleta de benefícios

Na atividade “Balanço”, a referência sensorial ocorre de baixo para cima, onde o ponto de apoio está em cima, gerando uma estimulante confusão sensorial. À medida que os alunos avançam e experimentam o movimento, há um refinamento motor notável.

Esse desafio proporciona um certo grau de risco e exposição, essenciais não apenas na vida adulta, mas em todos os momentos. Nas fases iniciais, é necessário ousar ao passar de uma posição de quadrupedia para apenas dois apoios; mais tarde, ao dominar a bipedia, podemos correr e não paramos mais.

Além de todos os benefícios físicos e emocionais, essa atividade em particular faz com que a musculatura adutora seja acionada como nunca, uma vez que as plataformas se movimentam em outro plano, exigindo que cada aluno puxe a plataforma e mantenha a musculatura das pernas contraída para que ocorra a transição.